sábado, 25 de março de 2017

Para rir um pouquinho - viagem à Portugal em 2017

TAP - cardápio vegetariano

No balcão de embarque o funcionário confirmou a requisição do cardápio vegetariano.
A bordo me serviram no almoço carne moída com legumes e picadinho ao molho madeira (dois pratos de carne na mesma refeição, sim) e à tarde recebi sanduíche de carne de leitão.
No café da manhã havia uma seleçao de frios, incluindo fiambre e presunto.
De cada vez, o comissário de bordo entregava-me a bandeja e explicava: "Como a senhora solicitou cardápio vegetariano, fique à vontade para solicitar a troca do prato".

PS - A comida da TAP estava deliciosa. Incluindo docinhos portugueses de sobremesa. Docinhos, no plural! Da próxima vez, se houver opção, é voar pela TAP e esquecer o jejum do dia do vôo.

Recepção do hotel - após um atraso de sete horas por conta do aeroporto paralisado.

Hotel, funcionário - Estranhei a senhora não ter-se comunicado comigo.
Eu - Tentei por diversas vezes, telefonei do celular, do telefone do aeroporto com cartão, inclusive outro passageiro português fez a ligação do celular dele para tentar ajudar.
H - Para que número a senhora ligou?
Eu - Para o número que consta no seu voucher.
H - Esse é o numero fixo. Nós não atendemos o número fixo durante os finais de semana. A senhora deveria ter ligado no meu telemóvel.
Eu - Não vejo onde está o número do telemóvel.
H - Não vê porque não consta do voucher nem está no site. O telemóvel é uma linha privada, pessoal.
Eu - Não havia um funcionário aqui na recepção?
H - Sim, havia, eu fiquei aqui o dia inteiro.
Eu - Sem atender o número fixo?
H - Sim, porque no final de semana não atendemos o telefone fixo, apenas os chamados no número pessoal.
Bem, eu havia passado as últimas 24 horas olhando painéis e sendo jogada de gate para gate. Prudentemente escolhi recolher-me ao quarto e degustar o bolo de mel com vinho da Madeira, cortesia da casa para os hóspedes.

Ilha da Madeira - vários restaurantes - a sopa do dia.

Andei para lá e para cá por uma semana e sempre a mesma coisa, nos restaurantes mais simpáticos por onde passei:
- Qual é a sopa do dia?
- Sopa de legumes.
No primeiro dia tomei, uma deliciosa sopa de cenoura.
- Qual é a sopa do dia?
- Sopa de legumes.
No segundo dia, experimentei o peixe espada.
- Qual é a sopa do dia?
- Sopa de legumes.
No terceiro dia, exclamei:
- A sopa do dia é sempre a mesma?
(pensei - era mais fácil colocar no cardápio sopa de legumes)
- Não, senhora, a sopa do dia é sempre diferente.
- Mas, como é diferente? Todo dia eu pergunto e a resposta é sempre a mesma: sopa de legumes.
- Mas, minha senhora, a sopa é sempre de legumes, mas os legumes são diferentes a cada dia!
Assim, voltei a jantar a cada dia uma sopa igual mas diferente - caldo de mandioquinha, de cenoura, de ervilhas...

PS - sopa de gomos = sopa de vegetais/ legumes/ brotos.

Outras expressões que eu não conhecia:
exame à vista - exame de vista
peúgas = meias
explicador = professor

Ou, como disse o Pepetela, em uma das conversas do Festival Literário de Madeira:
- Nunca entendi essa questão do acordo ortográfico, para que esse acordo se estamos aqui a nos desentender há mais hora ?

Nenhum comentário: