um cânion gaúcho

UMA AVENTURA DIGNA DE PIONEIROS
Em 1979

Quando visitamos o Itaimbezinho  ainda não existia o Parque Nacional dos Aparados da Serra, cujo projeto estava no papel. Ainda não havia portanto placas, guardas, asfalto nas estradas de acesso nem lanchonetes, guias e outras coisas civilizadas.
Saímos da cidade de São Francisco de Paula, no estado do rio Grande do Sul, de manhã bem cedinho, com tudo o que pudéssemos precisar: água, comida, corda, estepe, estojo de primeiros socorros e espírito pioneiro.
Foram mais de duas horas de verdadeiro deserto. Coxilhas e mais coxilhas, como dizem os gaúchos, sem ver casa nem gente, um ermo, coxilhas até enjoar!
Itaimbé vem do tupi e quer dizer pedra (ita) afiada (imbé).
Nosso passeio foi emocionante, pois ainda não havia por lá muros de proteção, grades, guardas, nada, a sensação de estar sozinho em um local selvagem e perigoso é incrível!
Se eu cometesse um crime por lá, derrubasse alguém desfiladeiro abaixo, ninguém descobriria. Era o cenário perfeito para uma história de crime.
Cheguei bem pertinho do abismo, até dava tonturas e tirei fotos de borboletas, flores e da paisagem, é claro, com a lente zoom do papai. Algumas saíram ótimas.
Claro que hoje, com o Parque Nacional dos Aparados da Serra bem estruturado, o turista tem segurança e conforto.
Conforto eu gosto, mas segurança eu passo, se tirar a emoção da descoberta. Eu não troco por nada essa deliciosa visita a uma região selvagem que guardarei com emoção em minha memória por toda a vida.
E segue aí embaixo algumas informações sobre o Parque.


ATRAÇÕES
O maior cânion do parque é o Itaimbezinho, com 5,8km de extensão. Trilhas levam até as suas bordas e de lá, em dias claros, pode-se ter uma visão até do litoral do Rio Grande do Sul. Os mais aventureiros podem seguir trilhas que levam ao vale dos rios. Uma caminhada de oito horas até o Vale do Rio do Boi, leva a um lugar conhecido como Cruz, onde se vê uma das curvas formadas pelas fendas na montanha.
Cachoeiras despencam das bordas dos cânions. A mais famosa delas é a Véu de Noiva com 720m de altura. Além disso, observar a rara Floresta de Araucária e os animais ameaçados de extinção pode ser uma boa experiência.




Cânion Itaimbezinho 
                                                     
O Cânion Itaimbezinho localizado entre as cidades de Cambará do Sul, e Praia Grande, é o principal atrativo do Parque Nacional Aparados da Serra. Com Altura das Paredes de até 720 metros, largura de aproximadamente 600 metros e uma extensão de 5.800 metros
Na borda do Cânion – parte alta do Parque – é possível percorrer duas trilhas: a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo
.




cânion do itaimbezinho

A Trilha do Vértice são 1,1 km de ida e volta. Pode-se observar cerca de 30% do Cânion, a Cascata das Andorinhas e a Cachoeira Véu de Noiva.



cachoeira das andorinhas

ASPECTOS NATURAIS
Um derrame de lavas há 130 milhões de anos se espalhou pela superfície em forma de crosta. Essa crosta rachou ao meio, formando bordas afiadas que parecem ter sido esculpidas. Assim surgiram os cânions da região, possuindo uma profundidade média de 600m. O nevoeiro que quase sempre envolve essas formações se deve à grande diferença de temperatura.
A flora do parque constitui-se de trechos de Floresta de Araucária, campos e floresta pluvial atlântica. Seus principais representantes são, respectivamente, o pinheiro-do-paraná, gramíneas e ervas, e árvores de grande porte como a cangerana.
Entre os mamíferos que constituem a fauna estão o puma, o lobo-guará, o graxaim e o veado-campeiro. O parque abriga três espécies de aves ameaçadas de extinção: o gavião-pato, o gavião-pega-macaco e a águia-cinzenta.






Nenhum comentário: