domingo, 21 de setembro de 2014

Mini-mundo - Bélgica - 2014 - parte 2

Bem, início da segunda parte de nosso passeio pelo mini mundo, com o lugar mais lindo que visitei na Europa: Londres, em 4 ensolarados dias de sol, com os ingleses risonhos até as orelhas, felizes, educadíssimos e elegantes como eu esperava que fossem. Exceto pela comida, Londres é tudo de bom. (nem tudo é perfeito... mas a gente aproveita para emagrecer uns quilinhos...rsrsrs...)


As casas do Parlamento - Londres, Inglaterra

As flores são o símbolo nacional da Grã-Bretanha: a rosa para a Inglaterra, o cardo para a Escócia e o narciso e a pereira para o País de Gales.
O Palácio de Westminster exibe o famoso relógio, o Big Bem.



Aqui nasceu o bardo. Shakespeare.
Sua casa natal é replicada aqui. em estilo elizabetano, coberto de sapé.
Situa-se perto da vila de Shottery.



Shottery




Bath

O Circo é um conjunto de casas inspirado na forma de um anfiteatro romano, construído por John Wood (pai e filho). Composto de 30 casas, foi construído no século XVIII.
As fontes minerais de Bath são conhecidas desde 800 a.C. Diz a lenda que Blalut, o filho do rei foi atacado de lepra e refugiou-se na região, guardando porcos. Ora, os porcos, atacados pela mesma doença, banharam-se nas fontes e ficaram curados. Blalud seguiu o exemplo dos animais e curou-se também, podendo assim regressar à corte.




 Paris, França

Arco do Triunfo



Montmartre – a basílica do Sagrado Coração, deve sua brancura magnífica à pedra de Château-Landon (travertino), que, em contato com o ar, endurede e embranquece.

Eu não fiz toda essa descida, pois chovia a cântaros quando fui até lá.
Perto dali fica o café do filme Amélie Poulin. Há toda uma rua cheia de lanchonetes bem típicas, lojinhas populares, cheinha de gente, uma delícia para explorar, com calma, e, de preferência, em dia ensolarado.



Castelo de Chenonceaux

Conhecido como o castelo das damas, pois aí viveram Diane de Poitiers e Catarina de Médicis. Diane construiu uma ponte, Catarina sobre a ponte construiu uma galeria.



Portugal
A torre de Belém, de onde partiram os navios de Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral. Estilo manuelino, um tipo de rococó utilizando motivos caros aos portugueses, com símbolos marítimos e entrelaçamento de ornamentos de influência moura.



Porto, Portugal

cais da Ribeira.
Curiosidade – a Bélgica é o maior consumidor de vinho do Porto por habitante e o segundo importador deste vinho.
Bem, para quem faz a melhor cerveja do mundo, para que eles querem beber vinho...português? Deve ser para acompanhar o chocolate! Porque vinho do Porto é ótimo para harmonizar com chocolate, dizem os enólogos.





Guimarães
Afonso Henriques, primeiro rei português, nasceu nesse castelo medieval. O castelo pertencia ao conde de Portugal e foi um presente a seu pai, Henrique de Borgonha, cavaleiro das cruzadas.





Escorial
Este palácio construído no século XVI por Filipe II inspirou-se no templo de Salomão e junta as funções de panteão, basílica, convento, colégio e biblioteca.



Sevilha
Praça dos touros. Nessa maquete há 600 bonecos, pintados à mão, no maior capricho.



Saint-Jacques de Compostela
Um dos 3 maiores santuários cristãos, o edifício foi construído em estilo romano, e reonstruído nos estilos gótico e renascentista espanhol (plateresque)


Malta, templo de Mnajdra
3400 a. C. Desconhece-se qual civilização construiu este que é um dos mais antigos templos do mundo. Desconheciam o ferra e desapareceram misteriosamente ao redor dos 2500 a. C.

... continua...

Nenhum comentário: