segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Bélgica - 2014 - Mini-mundo - parte 1

(As fotos desta reportagem são quase todas da Fernanda Rodrigues Vieira, exceto as que ela aparece, que são minhas...Sonia R R Rodrigues)



Esta é uma maneira bem interessante de você começar seu passeio pela Europa, pois já vai ter uma ‘prévia’ do que o espera. As miniaturas são de satisfazer as exigências de qualquer perfeccionista, e, se você tiver o azar de pegar uns dias de chuva e neblina, terá visto como seria e poderá ‘fazer de conta’, de memória. Não ria! O tempo na Europa está tão maluco quanto em minha cidade, que tem o que os meteorologistas chamam de clima de transição – de sol forte a vento gelado, tudo pode acontecer!

No caminho do Atomium, pare antes aqui.
Passeio maravilhoso, mesmo que você esteja sem as crianças.
No verão, cubra-se de protetor solar e leve um chapéu de sol (serve sombrero, pois o sol é fooooorte) e uma garrafa de água gelada, pois no caminho vai esquentar e você vai desidratar. Eu fui na primavera, e pensei estar no Camboja, tanto que eu pingava... É, clima maluco assim.
Bom, confira o mini-mundo.  O livreto que você ganha na entrada é de guardar – tem muitas informações interessantes, nem todas escolares, sabe, geografia, história...nada, além das chatices dos números e estatísticas, tem informações realmente interessante. Eu guardei o meu.



Berlaymont

Sendo a capital da União Européia, Bruxelas, na Bélgica abriga numerosos institutos como a Comissão, o Parlamento e o conselho de Ministros. Berlaymont, este edifício de 13 andares, é o principal escritório da Comissão.

Curiosidades:
Unidos na diversidade. – Esta é a divisa da União Européia.
A bandeira da EU tem 12 estrelas, porque o número 12 que exprime perfeição.

Europa – em fenício significa ‘sombra’ e em grego significa ‘grandes olhos’.
(A Europa da mitologia grega, raptada por Zeus, que se transfomara em um touro branco, era uma mulher fenícia)


Trelleborg

Dinamarca, terra dos vikings, povo que, ao  redor do ano 1000, se aventurava por todos os mares e pilhava as costas da Europa. Este campo constituído de 31 casas alongadas , cercada de canais e barricadas, serviam de abrigo para mulheres e crianças que se preveniam de invasões vindas de além-mar.

Dinamarca
A Bolsa de Copenhague
A bela flecha do campanário é feita de cobre, representa a cauda de 4 dragões e de 3 coroas: dinamarquesa, sueca e norueguesa.



Dinamarca
Nyhavn – o Novo Porto
Fica em Copenhague este porto colorido, construído por holandeses no século XVIII. Hoje é principalmente turístico e os marinheiros se fazem tatuar como nos tempos do rei Frederico IX




Finlândia


O castelo de Savonlinna defende a fronteira com a Rússia, foi construído em 1475, situado estrategicamente ao longo de um canal que liga diversos lagos da região. No verão, acontecem as óperas de verão, que tornou-se um ponto de encontro entre Este e Oeste. Conhecido como o país dos mil lagos, na Finlândia existem mais saunas que carros. Que delícia!



A prefeitura de Estocolmo

Este edifício levou 12 anos para ser construído, foi inaugurado em 1923. É aqui que a entrega dos Prêmios Nobel ocorre, a cada 10 de dezembro.



Lituânia


A Universidade de Vilnius, construída por jesuítas, funde três estilos: clássico, barroco e gótico. O pátio do observatório astronômico apresenta inscrições em latim e signos zodiacais. Vilnius foi conhecida como a Jerusalém do Ocidente.



Estônia

Essa é Tallinn, a vila dos dinarmaqueses, assim conhecida depois de ser conquistada pelo rei dinamarquês Valdemar II em 1219. A redonda e grossa torre dos canhões é conhecida como Margarida, possivelmente me homenagem à rainha da Dinamarca, o muro medieval tem 4 km de extensão. Na época, pertencia à liga teutônica e é um local importante a caminho da Rússia. A UNESCO reconheceu o caráter excepcional de Tallinn como arquitetura medieval.



Maastricht, Holanda

Nessa prefeitura redigiu-se o tratado inicial da EU. Este prédio data do século XVII e tem uma particularidade: um dupla escadaria de honra, pois a vila estava ao mesmo tempo sobre a autoridade secular e temporal e era preciso evitar que os delegados das duas juridições se melindrassem...




Castelo de Hoensbroek, Holanda

Completamente circundado por água, esta fortaleza medieval recebeu reformas no século XVII e ganhou um ar renascentista.




É um centro de fabricação de armas, situado às margens do rio Meuse. Uma parte de sua riqueza é destinada a obras de caridade. Sem comentários.


Dinant, Bélgica

Igreja de Notre-Dame, em estilo gótico, com sua famosa torre em forma de pêra, que não foi prevista pelo projeto original, e que contribuiu para sua fama. Foi bombardeada durante as guerras e restaurada.




Veere, Bélgica

Com vista do Atomium logo atrás, embora não esteja tão perto...vai bem uns 30 minutos de caminhada até lá.
Veere deve sua existência à construção de um dique que isola a cidade do mar. É uma pequena cidade que floresceu no século XV devido ao comérdio de lã, pertencente a uma colônia de mercadores escoceses.



Holanda

Em 1582, depois de repelirem as tropas espanholas, a capela do Espírito Santo ficou conhecida como um símbolo de liberdade, e na sua fachada dói escrito em latim: ‘ coragem e força garantiram o Direito de Posse das autoridades e dos cidadãos.’ Desde 1983 aí se instalou o Museu do Queijo Holandês.


Moinhos em Kinderdijk, Holanda. (usados para afastar a água)



Holanda
Amsterdã



Grande Palácio de Bruxelas

Nos anso pares é decorado com um magnífico tapete de flores. Rodeado por 294 estátuas em estilo gótico, datadas so século XIX. Atualmente aí também se encontra um museu com o guarda-roupa do Manneken-Pis.



Bélgica
Bruges - Daqui saíam muito dos peregrinos rumo à Santiago de Compostela



Bélgica
Bruges - Praça dos curtidores





Bruges - cidadezinha encantadora; este campanário é do século XIII. 



Gand e sua eclusa





Bélgica
Antuerpia, Bélgica – Fonte Brabo, obra de Jef Lambeaux

Há uma lenda relacionada a esta fonte. Aqui o romano Silvius Brabo venceu o gigante Antigoon que lhe exigia um pedágio. O vencedor cortou a mão do gigante e a jogou no rio Escalda, e as terras entre o rio Reno até este local ficaram libertas do jugo do gigante, e passaram a se chamar Antuérpia (mão arremessada).




Bélgica
Alden Biesen

Sede da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, século XIII

Nenhum comentário: