quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Winnipeg até Vancouver - 2017

The Canadien pára em Winnipeg e o próximo trem demora 3 dias - esse é o tempo em que o viajnate obrigatoriamente tem de ficar por lá.

O fofíssimo e amistoso esquilo da pradaria.


Uma cidade grande, exposta a ventos fortes e gelados, onde se pode circular por corredores suspensos ou por tuneis subterrâneos que ligam entre si as principais construcões da cidade.
A grande atraçao é o Museu dos Direitos Humanos, um prédio com arquitetura modernosa, irregular, que se destaca do entorno.

Na própria estação é possível visitar o Museu do Trem, com réplicas de trens antigos, maquinarios, fotos e até mesmo um clube para aficionados por modelos de ferrovias.
Condessa de Duferin é o nome da primeira locomotvia que rodou pelas planícies canadenses, construída por M. Baird & Co. Chegou em 1877. Atualmente em exibição no Museu.
Locomotivas a vapor, a carvão e a diesel, além de equipamentos de manutenção diversos estão expostos, sendo permitido entrar e mexer neles, para deleite das criancas.

O Museu de Manitoba é razoavel, assim como o Museu de Belas Artes de Manitoba. Dei azar porque as 13 mil peças de arte inuit estavam encaixotadas para serem levadas a uma nova ala a ser inaugurada em breve...depois de minha partida.

Popular é o passeio por um local historico chamado The Forks, cheio de estátuas, próximo ao rio. Também a Hudson Bay com suas lojas e o mercado local é interessante.
Recomendo a Biblioteca para os dias chuvosos.



Afastado do centro, há o Assibinoie Zoo e Parque - onde se podem ver filhotes de ursos polares órfãos resgatados e vários outros animais locais. Uma gracinha é o esquilo das pradarias, espiando de suas tocas, inquietos, por toda parte. Nao confundir com os cães da pradaria, um outro roedor parecido, no entanto maior. O Assibinoie tem muitos locais que só abrem na primavera, como o local das borboletas, e praticamente todas as lanchonetes. Um passei muito apreciado pelos mais jovens é a terra dos dinossauros, onde réplicas mecanicas em tamanho natural simulam o som e o movimento desse répteis.

De um lado do Rio Vermelho temos Winnipeg; do outro, Saint-Boniface, onde se fala francês.

Sobre a ponte um retaurante bem simpático, onde você come apreciando a vista.



Em Saint-Boniface há a catedral do mesmo nome, a prefeitura (ou subprefeitura), a universidade, o Museu, pequeno mas com objetos bem conservados, alem da Casa de Gabrielle Roy.
Gabrielle Roy (1909 - 1983) foi uma romancista canadense, nascida em Saint- Boniface, autora de diversos romances, como Bonheur d'occasion, ganhador do premio Femina em 1947.
Sua casa é hoje um museu aberto para visita em apenas alguns meses do ano.

No hotel, experimente assistir o canal local - Aboriginal Peoples Television Network.

Minha experiência - cheguei com 7 graus, chuva e vento - no dia seguinte 28 graus e sol.
Hospedei-me no Delta Winnipeg - não cobraram por meus interurbanos e ofereceram taxi de cortesia até a estação, na partida. Disseram que é sempre assim entre segunda e sexta-feira.

Não existem pontos de táxis, tem de ser tudo pela internet. Também os ônibus funcionam pelo sistema de telefone - você liga e diz que está no ponto. Quando não há passageiros, eles simplesmente não circulam - o que imagino que deva ocorrer quando nunguém descer do trem.
Portanto, compre um chip canadense, é questão de sobrevivência. Ou ande quilômetros pela floresta Assibinoie ao voltar do zoológico, com eu fiz - afinal, estava um lindo ensolarado dia.

Em Kamloops e Saskatchewan eu parei pensando que eram cidades pequenas. Ledo engano. Sao enormes e pouco hospitaleiras - sem trasnporte publico decente, taxis caros, tudo é longe, se ficar no centro da cidade o turista não via conhecer nada, e o próximo trem só passa em dois dias. Grande decepcão foram os museus situados dentro das comunidades indígenas que eu pretendia ver, estavam os dois fechados para reformas! Se for lá, vá no auge do verão e telefone primeiro para garantir que vai encontrar as atracões abertas!


Kamloops - o rio Thompson visto do Riverside Park


Toronto - a grande cidade.
Horrorosa, suja, barulhenta, uma grande metrópole. Quando passei por lá estava alagada, o lago interditado por conta da mare alta. 


Vi o Primeiro Correio - local histórico, bastante interessante. Tipo viagem no tempo.

Nenhum comentário: